1 ano - comentários dos pré-socráticos
coloquei entre dois parênteses e em negrito meus comentários que seja aquelas
indicações (entender, estender e aplicar em outros contextos) e outras.
Tales, o fundador de tal filosofia, ((Filosofia cujas as causas são explicação pela physis, corrigir o livro))
diz ser água [o princípio] ((Acrescentado pelo tradutor, a tradução do
grego é muito importante))
(é por este motivo também que ele declarou que a terra está sobre água) ((Como a água é o princípio, é por ela que se começa a investigação. Por
isso, sob essa perspectiva, a terra está em cima da água)), levado sem dúvida a esta
concepção por ver que o alimento de todas as coisas é úmido, e que o próprio quente
dele procede e dele vive (ora, aquilo de que as coisas vêm é, para todos, o seu
princípio) ((Principio, é entendido por Aristóteles como da onde as
coisas vem)). Por tal
observar adotou esta concepção, e pelo fato de as sementes de todas as coisas
terem a natureza úmida; ((como foi essa
observação? Será que é possível provar isso?)) e a água é o princípio da
natureza para as coisas úmidas.
Comentários:
3.
E afirmam alguns que ela (a alma) está misturada com o todo. ((E a água? A alma seria como a água, ou a água seria a alma?)) É por isso que, talvez, também
Tales pensou que todas as coisas estão cheias de deuses. ((se deus é alma, basta ter alma para ser deus? Deus é água?)) Parece
também que Tales, pelo que se conta, supôs que a alma é algo que se move, se é
que disse que a pedra (ímã) tem alma, porque move o ferro.
Anaximandro.
Dentre os que afirmam que há um só
princípio, móvel e ilimitado, Anaximandro, filho de Praxíades, de Mileto,
sucessor e discípulo de Tales, disse que o ápeiron (ilimitado) ((O que essa palavra significa? Dicionário-
indeterminado. Seria próxima a aporia:
sem caminho? )) era o princípio e o elemento das coisas existentes. Foi o
primeiro a introduzir o termo princípio. ((Isso
é recorrente na história da filosofia, o primeiro que apresentou algo, depois
vai para o segundo, como ele entendeu o primeiro e usou seu conceito, e assim
sucessivamente))
Anaxímenes de Mileto, filho de Eurístrates,
companheiro de Anaximandro, afirma também que uma só é a natureza subjacente, e
diz, como aquele, que é ilimitada, não porém indefinida ((outra tradução)), como aquele (diz), mas definida, dizendo que
ela é ar.
Xenófanes de Colofão.
Tudo
aos deuses atribuíram Homero e Hesíodo, tudo quanto entre os homens merece
repulsa e censura, roubo, adultério e fraude mútua. ((essa frase é completada pelas frases abaixo))
Mas
os mortais acreditam que os deuses são gerados, que como eles se vestem e têm
voz e corpo.
15.
Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões e pudessem com as mãos
desenhar e criar obras como os homens, os cavalos semelhantes aos cavalos, os
bois semelhantes aos bois, desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam
tais quais eles próprios têm. 16. Os egípcios dizem que os deuses têm nariz
chato e são negros, os trácios, que eles têm olhos verdes e cabelos ruivos. ((Cada ser faz a imagem dos deuses a partir da sua própria imagem, ou
cada ser acha que é semelhante aos deuses
- há diferença entre essas frases?))
Sobre a Natureza (DK 21 B 23-41) ((título de
livro recorrente entre os pré-socráticos, mais um dos motivos para chamá-los de
físicos))
23.
Um único deus, entre deuses e homens o maior, em nada no corpo semelhante aos
mortais, nem no pensamento. ((para ele,
e depois para Platão e para o cristianismo, os deuses – e deus – são diferentes
das pessoas. Porém também para os poetas os deuses são diferentes?))
24.Todo
inteiro vê, todo inteiro pensa, todo inteiro ouve. ((parece que essa é a descrição do deus de Xenófanes))
25.
Mas sem esforços ele tudo agita com a força do pensamento. ((semelhante a Parmênides que depois vai dizer que pensamento é ser))
26.
Sempre permanece no mesmo lugar sem nada mover, e não lhe convém ir ora para
lá, ora para cá. ((idem, e semelhante a Aristóteles
que diz que o primeiro motor é imóvel))
Heráclito
49.
Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos. ((Talvez essa frase seja explicada pela 91))
50.
Não de mim, mas do logos ((Logos é palavra, discurso, história, fala.))
tendo ouvido ((Quem ouviu?)) é
sábio homologar tudo é um. ((O
que é esse tudo? O que é um?)) ((normalmente – por causa de Platão - Heráclito e Parmênides são vistos
como opostos, porém nessa frase eles se aproximam))
51.
Não compreendem como o divergente consigo mesmo concorda; harmonia de tensões
contrárias, como de arco e lira.
53. O combate é de todas as coisas pai, de todas
rei, e uns ele revelou deuses, outros, homens; de uns fez escravos, de outros
livres. ((as coisas – o fogo, o ar, a
terra, a água – combatem?)) ((os deuses – e os reis - são livres, e os escravos
não?))
68.E
por isso Heráclito com razão os chamou (a alguns ritos) de remédios, como se
fossem para curar os males e afastar as almas das desgraças da geração.
76.
Vive fogo a morte de terra, ar vive a morte de fogo, água vive a morte de ar,
terra a de água. Morte de fogo gênese para ar, morte de ar gênese para água.
91.
Em rio não se pode entrar duas vezes no mesmo, segundo Heráclito, nem
substância mortal tocar duas vezes na mesma condição; mas pela intensidade e
rapidez da mudança dispersa e de novo reúne (ou melhor, nem mesmo de novo nem
depois, mas ao mesmo tempo) compõe-se e desiste, aproxima-se e afasta-se.
126.
As (coisas) frias esquentam, quente esfria, úmido seca, seco umedece.
Parmênides de Eléia. Sobre a
Natureza
1.
As éguas que me levam onde o coração pedisse conduziam-me, pois à via multi-falante
me impeliram da deusa, que por todas as cidades leva o homem que sabe; ((o
filósofo, como os poetas, é inspirado pelas musas))
2.
Pois bem, eu te direi, e tu recebe a palavra que ouviste, os únicos caminhos de
inquérito que são a pensar: o primeiro, que é e portanto que não é não ser, de
Persuasão é o caminho (pois à verdade acompanha); o outro, que não é e portanto
que é preciso não ser, este então, eu te digo, é atalho de todo incrível; pois
nem conhecerias o que não é (pois não é exeqüível), nem o dirias... ((há 3 caminhos: o do ser, o do não ser, e
da mistura do ser e do não ser. O primeiro é a verdade, o segundo não existe, o
terceiro, das opiniões dos homens, é falso))
3.
pois o mesmo é a pensar e portanto ser. ((uma
vez pensado, a coisa existe)) (geografia: basta ao homem ver a floresta por
satélite que ele a conhece? E também, a partir disso, já a modificou, sendo
portanto espaço geográfico?))
6.
Necessário é o dizer e pensar que (o) ente é; pois é ser, e nada não é; isto eu
te mando considerar. Pois primeiro desta via de inquérito eu te afasto, mas
depois daquela outra, em que mortais que nada sabem erram, duplas cabeças, pois
o imediato em seus peitos dirige errante pensamento; e são levados como surdos
e cegos, perplexas, indecisas massas, para os quais ser e não ser é reputado o
mesmo e não o mesmo, e de tudo é reversível o caminho.
Empedocles.
3 Mas
vós, deuses, a loucura destas (coisas) afastai-me da língua e de santificados
lábios deixai correr pura fonte.
6.
Pois as quatro raízes de todas (as coisas) ouve primeiro: Zeus brilhante e Hera
portadora de vida, Aidoneus e Nestis, que de lágrimas umedece fonte mortal.
8. Outra
te direi: não há criação de nenhuma dentre todas (as coisas) mortais, nem algum
fim em destruidora morte, mas somente mistura e dissociação das (coisas)
misturadas é o que é, e criação isto se denomina entre homens.
16.
Pois como antes eram, também serão, e jamais, penso, destes dois (nota: Amor e
Ódio, os que agem sobre as quatro raízes das coisas) ficará vazio o
interminável tempo.
Protágoras
O homem
é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto existem, e das que não
são, enquanto não existem. ((que homem,
todos, algum, o professor?? Ele mede com o que, com o pé? Com o olho? Basta ao
homem querer que as coisas existam que ela existe? Pensar é existir?))
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