Atividades do 1 bimestre para as turmas de filosofia e sociologia da escola Porphyrio da Paz
Atividade 1 (fizemos em sala na primeira semana): Criação ou recuperação de uma história e retirada de frases filosóficas e sociológicas a partir dela
Atividade 2 (fizemos em sala na primeira semana): a partir das ideias de uma história, discutir as ideias da sua história. Exemplo: na história dos três porquinhos a frase foi 'casas frágeis podem ser derrubadas', já na história da chapeuzinho vermelho a frase foi 'cuidado com estranhos'. Posso pegar a ideia 'estranho' da chapeuzinho e jogar para a história dos três porquinhos: 'casas frágeis podem ser derrubadas por estranhos'. Podemos também pegar a ideia de frágil dos porquinhos e levar para a história da chapeuzinho: 'cuidado com estranhos se você está em situação de fragilidade'. Quem não fez em sala de aula, tente fazer. Se puderem tirem foto de suas histórias e mandem no grupo de whatsapp da sala.
Atividade 3 (dei um exemplo na 2 semana de aula): a partir das ideias de uma obra de arte (música, quadro, filme, poema, etc) discuta as ideias da sua história. Procure uma obra de arte que tenha alguma relação com sua história. Por exemplo a história dos três porquinhos, entre outros assuntos, coloca em questão alguns tipos de casas que podem ser construídas e a proteção dessas moradias. Tem uma música chamada Moro lá do Renato da Rocinha onde isso é discutido. Vejamos um trecho: "É lá na esquina depois do boteco do china que a rapaziada fica de butuca e muito ligada na situação. A porta está sempre aberta pra quem chega e tudo que tem é exposto na mesa casa de malandro não entra ladrão". O autor da música diz que na casa dele, apesar de ser uma casa frágil que fica no final da linha do trem (ou seja, é uma casa de madeira na favela), nessa casa não entra ladrão pois a casa está sempre aberta e tudo que ele ele é repartido na mesa. A música pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=3y7s4CTPB6U
Atividade 4: conversem com seus parentes (pelo menos 2) sobre suas trajetórias. Pergunte a eles quais cidades eles já estiveram e quais trabalhos já realizaram. A ideia aqui é compararmos como era as cidades brasileiras a 20 anos atrás.
Atividade 5: Escolha algo de nossa sociedade para estudar. Pode ser uma loja de roupa, pode ser uma farmácia, uma escola, um presídio, um hospital, um cemitério, um shopping, uma cidade. Pode ser a partir do trabalho do seu parente. A atividade pode ser feita sozinho (a), em dupla ou trio, desde que respeitando o distanciamento social por causa da epidemia do Coronavírus. A ideia é como Platão conhecermos juntos a sociedade no qual vivemos. Fiz um vídeo explicando: https://www.youtube.com/watch?v=50rgydSc5ZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário