Aula de Sociologia para a escola Porphyrio da Paz. 2 semana: Início da Sociologia: Marx: Ver. Colonialismo (em especial nas américas), Revolução Industrial e Rev. Francesa.
Observação geral: tudo que iremos estudar vamos aplicar na nossa história (aquela inventada ou que pegamos de alguém e depois criamos as frases filosóficas e sociológicas) e na vida da nossa família.
O nome Marxismo vem de Marx, Karl Marx (1818-1883), porém marxismo é uma teoria econômica, política, histórica de muitos agentes, no qual claro Marx tem um papel importante, mas ele não está sozinho. Um importante interlocutor (e apoiador) de Marx foi Friedrich Engels (1820-1895). Marx é filho de uma família judia e cursa direito e filosofia. Engels é filho de industrial alemão. Eles se conhecem num partido alemão chamado Partido Comunista. É encomendado a eles que façam um texto que expresse o programa e os propósitos do Partido. Eles escrevem então o ‘Manifesto do Partido Comunista’ (ou manifesto comunista) no qual finaliza com a frase: ‘trabalhadores do mundo: uni-vos’. Nesse texto eles discutem com as tendências do partido e propõem linhas de ações, entre elas: passagem da propriedade privada (meus de produção: máquinas, tecnologias) nas mãos dos nobres e da burguesia para as mãos do Estado comandado pela classe trabalhadora organizada em partidos e cooperativas. Em síntese eles lutavam pelo controle comum de toda a sociedade. Dai o nome comunismo. Por isso precisam saber o que estava acontecendo e quais as ações necessárias para as mudanças.
O nome Marxismo vem de Marx, Karl Marx (1818-1883), porém marxismo é uma teoria econômica, política, histórica de muitos agentes, no qual claro Marx tem um papel importante, mas ele não está sozinho. Um importante interlocutor (e apoiador) de Marx foi Friedrich Engels (1820-1895). Marx é filho de uma família judia e cursa direito e filosofia. Engels é filho de industrial alemão. Eles se conhecem num partido alemão chamado Partido Comunista. É encomendado a eles que façam um texto que expresse o programa e os propósitos do Partido. Eles escrevem então o ‘Manifesto do Partido Comunista’ (ou manifesto comunista) no qual finaliza com a frase: ‘trabalhadores do mundo: uni-vos’. Nesse texto eles discutem com as tendências do partido e propõem linhas de ações, entre elas: passagem da propriedade privada (meus de produção: máquinas, tecnologias) nas mãos dos nobres e da burguesia para as mãos do Estado comandado pela classe trabalhadora organizada em partidos e cooperativas. Em síntese eles lutavam pelo controle comum de toda a sociedade. Dai o nome comunismo. Por isso precisam saber o que estava acontecendo e quais as ações necessárias para as mudanças.
Comentários: Marx e Engels ao escrever o manifesto comunista faz um procedimento comum para sua época: a busca de ideias universais, ideias que fornecem elementos para julgar tudo. Nesse texto eles estão disputando o que as pessoas entendem por comunismo e quais as ações que precisam ser feitas para que esse comunismo possa acontecer. Esse procedimento foi também feito na Revolução Francesa: os revolucionários tiraram o poder do rei e organizou um sistema chamado de República onde os administradores daquilo que é público seriam eleitos pelo povo em sistema de votação e esse governo deveria seguir o código universal chamado 'declaração dos direitos do homem e do cidadão' (DDHC). Muitas questões podem ser colocadas aqui: será é possível mesmo existir normas que valham para todos? mas digamos que isso é possível e todos (de todos os tempos e lugares) participam e concordam com alguma norma universal, quem irá fiscalizar? essa DDHC foi feita por homens, como critica Marie Gouze, criando uma declaração que inclui as mulheres.
Atividades: revejam suas histórias e suas frases e pensem nos possíveis códigos universais que podem ser tirado delas. No texto que estamos lendo sobre Marx façam perguntas para entender melhor o que está sendo dito.
Bom, é preciso fazer uma pequena digressão. A denominação esquerda para aqueles que eram contrários à forma como os reis organizavam a sociedade francesa. Isso na Revolução Francesa. É preciso dizer também que o rei não faz isso sozinho. Junto com ele estão: Os funcionários do império, Padres e pastores (Universidade), o exercito organizado, os donos das empresas e do comercio, os comerciantes que viajam e os diplomatas (aqueles que representam o império). Para saber o que está acontecendo no mundo é preciso certo grau de associação com essas pessoas. Também é importante lembrar que elas não saem por ai falando os acordos que fazem e suas formas de administrar o mundo. Marx em vários de seus livros analise a postura desses agentes e para explicar suas ações os classifica a partir de classes sociais. Entre outros, essa discussão aparece em ‘O 18 de Brumário de Luís Bonaparte’ (1852). Marx, depois de doutora-se, torna-se jornalista e para escrever seus textos vê a necessidade de estudar economia. Prova disso são os textos chamados Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844, mas apenas publicado em 1932. O texto é um rascunho de estudos que Marx fez em 43/44 a partir de textos de economistas importantes, entre eles Adam Smith e David Ricardo. O primeiro descreve como organizar a divisão do trabalho numa fábrica e o segundo sobre a posse da terra. É importante destacar que os economistas, junto com filósofos, literatos, padres e pastores são professores dos reis e dos ‘nobres’ (da elite), não necessariamente fazem parte deles. E também não significa que a elite siga suas orientações. Porém essas duas direções, a fábrica e a posse da terra dão a Marx elementos para pesquisar esse novo mundo que estava surgindo, denominado Capitalismo. Podemos dizer que capitalismo é o modo e organização social imposto pela Inglaterra ao restante de outros países. Podemos dizer que é a produção em grande escala de produtos (inicialmente roupa), alimentos, armas, escolas, prisão, religião, navios, prisões, organização política. A Inglaterra por meio dos seus representantes, diplomatas e generais (mas também corsários, piratas, assassinos) organizam o comercio com impérios pelo mundo a fora. Ou esses impérios (ou grupamentos) aderem a esse comercio (beneficiando, claro, os ingleses) ou sofria retaliações. Um desses eventos foi a Guerra do Ópio (1839-1860), gerando um controle parcial dos portos da China recuperados apenas na Revolução Comunista chinesa em 1949 por Mao Tse-tung (1893-1976). Outro exemplo foi as constantes intervenções nas então colônias nas Américas, entre elas o Brasil. Não precisa nem falar que parte dos Ingleses e seus parceiros odeiam Marx e o marxismo...Em 1864, esse partido no qual Marx e Engels participa, em conjunto com outras diversas associações e sindicatos, organizaram um encontro internacional com representantes de trabalhadores da Europa e dos EUA, a Primeira Internacional. Marx é um dos dirigentes dessa organização que entres outras coisas organizavam as greves mundiais. Parte desse grupo, em 1871, organizou o primeiro levante operário do mundo: a comuna de Paris.
Uma questão estava clara para essa organização: é preciso acabar com o Capitalismo. Porém as formas (as ações políticas) para se chegar a esse objetivo eram diversas. Marx e Engels defendiam, a partir de uma dada leitura da história intitulada dialética, que os operários das fábricas eram a única classe social que podia dar cabo ao capitalismo. Por ser a classe que possui nada, apenas sua prole, ela podia acabar com a sociedade que organiza a propriedade privada. Gerando primeiro o socialismo, que é o controle dos meios de produção num só país, para depois se expandir nos demais países, gerando o comunismo. Para tanto é preciso convencer o trabalhador que está alienado daquilo que produz (alienado é um conceito importante, o trabalhador, por causa da divisão do trabalho, desconhece a totalidade da produção da mercadoria; além disso, ele não pode consumir aquilo que produz). Outros conceitos importantes são: valor de uso e valor de troca, trabalho humano abstrato, mais valia.
É importante destacar que a ‘elite’ não revela seus procedimentos, suas negociações, suas formas de organização e controle da sociedade. Um aspecto fundamental gerenciado por ela é a organização dos alimentos (ou produtos) que são vendidos nas cidades urbanas. Para tanto é preciso transformar as florestas e propriedades rurais em abastecedores das grandes cidades. Não é por outro motivo que as colônias nas chamadas Américas e na África produziam entre outros, açúcar, café, trigo, bebidas, ou seja, estimulantes em geral.
Aqueles produtores rurais que produzem apenas para consumo próprio, os povos da floresta, Impérios que não querem comercializar com os ingleses, como a China, são considerados inimigos do capitalismo. São inimigos do ‘desenvolvimento’, do mundo moderno. Vários teóricos corroboram com essa tese, entre eles Jonh Locke que justifica a guerra contra povos que impeçam a expansão do comercio inglês. Inclusive alguns trechos da obra de Marx e Engels parece corroborar para isso.
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