sexta-feira, 5 de março de 2021

sociologia.1ano.1bim.2semana.marx2

 Bom a tradição marxista é enorme, bem como seus opositores. Nos importa aqui apenas indicar alguns desses teóricos para futuras pesquisas. 
URSS: Lenin: organizou a revolução Russa em 1917.  Stalin: assumiu a URSS depois do Lenin. 
Alemanha: Rosa Luxemburgo: fez críticas ao capital de Marx
EUA: Escola de Frankfurt (Alemanha): Adorno e Horkheimer. Indústria da Cultura, estudo dos trabalhadores e dos sindicatos.
Itália: Antônio Gramsci: Hegemonia cultural
França: Louis Althusser: aparelhos ideológicos do Estado.
Textos:
Curso de Vladimir Safatle Reler Marx hoje
marxistas do sec. XXI: Boaventura (experiências no mundo contra o capitalismo), Dussel (leitura da história política mundial) e Safatle (a empresa vira parâmetro para o mundo: todos somos empreendedores).
https://www.academia.edu/40149334/Marxistas_do_sec_xxi_Boaventura_Dussel_e_Safatle
Curso de leitura de O Capital, Vol. I - Prof. Valter Pomar
https://www.youtube.com/watch?v=1XPBHVqqFhk&list=PLLion1w_I7d3LFxbCZc0B-PMQUuORyWcq
III Curso Livre Marx-Engels
(organizado pela Boitempo em 2012 traz as estudiosos para falar das principais obras de Marx e Engels)
Exercícios a partir de questões de múltipla escolha. Sigam a seguinte sequência:  a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta / c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta / d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem / e) em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê uma alternativa estar certa e outra estar errada.
UFJF 2011 Leia o texto, abaixo, sobre o socialismo científico proposto por Karl Marx: “A história de toda a sociedade até hoje é a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burguês da corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, uma luta que acabou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com o declínio comum das classes em luta.” Para Marx, a superação do capitalismo só seria possível com a
 a. eliminação das injustiças sociais pelos ensinamentos cristãos.
b. extinção da propriedade privada através da revolução do proletariado.
c. intervenção do Estado para melhorar a vida dos trabalhadores.
d. organização de um sistema de cooperativas de trabalhadores.
ENEM 2013 TEXTO I: Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade. LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo.
TEXTO II: Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha-o dentro dos limites da ordem. ENGELS, F. Dicionário de sociologia, 2005.
Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:
a. Compulsória, na qual as pessoas possuem papéis que se complementam — Individualista, na qual as pessoas lutam por seus interesses.
b. Heterogênea, favorável à propriedade privada — Consensual, sob o controle de classes com interesses comuns.
c. Igualitária, baseada na filantropia — Complementar, com objetivos comuns unindo classes antagônicas.
d. Liberal, em defesa da liberdade e da propriedade privada — Conflituosa, exemplificada pela luta de classes
UEL 2006 “O misterioso da forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens as características sociais do seu próprio trabalho, como características objetivas dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social existente fora deles, entre objetos.” (MARX, O Capital.1988) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, para Marx:
a. As mercadorias, por serem objetos, são destituídas de qualquer vinculação com os seus produtores.
b. As mercadorias materializam a harmonia presente na realização do trabalho alienado.
c. As mercadorias constituem-se em um elemento pacificador das relações entre patrões e trabalhadores.
d. A mercadoria, no contexto do modo capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo os aspectos sociais do trabalho.
(IFSUL 2014) “Num primeiro momento, podemos observar que, se existe um Aparelho (repressivo) de Estado, existe uma pluralidade de Aparelhos ideológicos de Estado. Supondo que ela existe, a unidade que constitui essa pluralidade de AIE num corpo único não é imediatamente visível”. Althusser, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Editorial Presença, 3ª edição, s/d, p. 44-45. Considerando o trecho acima, afirma-se que
a) trata-se de uma abordagem fortemente associada à visão weberiana do Estado.
b) entre os diversos Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) a que se refere Althusser encontram-se o aparelho familiar, o religioso, o escolar e o jurídico.
c) nas sociedades capitalistas, o Estado é uma esfera completamente autônoma e desconectada da estrutura social e econômica.
d) os indivíduos têm controle sobre os aparelhos de Estado na medida em que participam da vida política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário