terça-feira, 29 de abril de 2025

Ana.Maria.soc.2bim.2ano

EE Ana Maria Prof. Robson. 2 ano 2 bimestre. Sociologia Marxismo e a sociologia

Pasta (drive) com os textos: https://drive.google.com/drive/folders/1Zee7ulqr64IWOXSwq2mQJwgqV0vUz_AN?usp=sharing

Atividade 1: pesquise nos meios de comunicação (jornais, revistas, etc) o que as pessoas escrevem sobre Marx, o marxismo e o comunismo. Cada um irá pesquisar um ano a partir de seu número menos o ano de 2025. Por exemplo: o número 10 irá pesquisar o ano de 2015 (2025-10); assim, no número 10 vai colocar numa plataforma de pesquisa (como o google): Marx + uma mídia (uol, cnn, g1) + 2015. A pesquisa ficaria assim: Marx + Uol + 2015. Ou, simplesmente: Marx Uol 2015. Anotem para exposição: a) título da matéria; b) autor; c) data; d) a frase completa onde aparece uma das palavras indicadas; e) uma síntese do texto inteiro com suas palavras (no máximo de 3 linhas). Obs: priorize os meios de comunicação que tem grande circulação, como G1, CNN, Uol, Isto é, etc.

Atividade 2: compare o resultado da pesquisa da atividade 1 com o marxismo real aplicado na Rússia e China (ou em outros países) e/ou com os autores que deram continuidade ao marxismo no século XX (máximo 5 linhas)

Atividade 3: A Fundação Perseu Abramo (FPA) fez em março de 2025 fez um seminário sobre a independência dos países africanos de língua portuguesas, são elas: 
1. A trajetória de Angola
2. A trajetória de São Tomé e Príncipe
3. A trajetória de Cabo Verde; 
4. Atrajetória de Moçambique; 
5. A trajetória de Guiné-Bissau.
Em grupos de 3 a 5 pessoas assistam a primeira conferência e anotem as principais ideias para exposição em sala.

Depois da morte de Marx em 1883, muitos autores deram continuidade as suas ideias, dando origem ao marxismo. O marxismo no século XX e XXI é muito amplo e variado, inclusive com muitas disputas, mas podemos unifica-los a partir da ideia de unidade da classe trabalhadora e por meio da mudança do capitalismo ( reforma ou revolução). No primeiro caso podemos destacar os sindicatos e as associações; no segundo as lutas contra o imperialismo.

Revolução Russa (1917): maior império do planeta. Absolutismo e servidão (feudalismo). Vai ser o país mais retrógrado contra a rev. Francesa e vai derrotar Napoleão (1812). Séc. XIX vai influenciar e ser influenciada pela Europa. Emancipação dos servos em 1861 depois da guerra da Criméia (1853-1856).  Revolta popular em 1905 após derrota para o Japão (1904) reprimida. Fev. 1917 Revolta popular de mulheres; renúncia do Czar Nicolau II (os Romanov estavam no poder desde 1613); governo provisório (burguês). Lênin (1870-1924) volta a Rússia em abril e organiza a tomada do poder pelos Sovietes (delegados do partido) que ocorre em outubro. 1918-1921 Guerra civil. 1921 protestos dos camponeses e negociam com o governo então a NEP (nova política econômica): parte da produção vai para o imposto e outra pode ser vendida. Bolcheviques negociam paz com a Alemanha em 1918 e Lênin sofre atentado. A URSS (criada em 1922) organiza a obra marxista. A URSS derrotou o Nazismo da Alemanha (em 09/05/1945, depois da batalha de Stalingrado), com a direção de Stalin (1878-1953) que assumiu o poder e se preparou para a guerra. Stalin estatizou as terras e combateu seus opositores, entre eles Trótski (1879-1940) que pregava a revolução permanente em todos os países do mundo. 1949 testa arma atômica se igualando aos EUA na guerra fria. O socialismo da URSS começou a perder para o capitalismo dos EUA a partir de 1970, sendo extinta em 1991. Forma em 2009 o BRICS com Brasil, China, Índia e África do Sul. Em 2022 inicia a operação contra Ucrânia.

Revolução chinesa (1945): império que durou mais tempo na história (221a.C-1911). Foi um império prospero até a invasão inglesa nas guerras do Ópio (1839-1842 e 1856-1860). Os ingleses colonizando várias cidades, entre elas Hong Kong e Macau. Tempos depois, outras nações tentaram fazer o mesmo, com destaque para as invasões japonesas ocorridas entre 1931 e 1949 (os chineses chamam esse período de século da humilhação). A partir de 1911 o Partido Nacional do Povo (PNP) tenta destituir o imperador, iniciando uma guerra civil. Em 1921 o Partido Comunista da China (PCC) atua junto com o PNP, porém em 1927 eles rompem. Em 1949 o PCC assume o poder e o PNP se refugia na ilha de Taiwan. Com Mao Tsé-Tung (1893-1976) aproxima-se da URSS e cria-se: reforma agrária; comunas populares; estatiza as empresas; plano quinquenais. Na década de 80 entra na ONU, se aproxima do ocidente e se afasta da URSS, cria as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs). Em 2009 atua na criação do Brics, órgão paralelo as instituições internacionais (FMI, BMC). Em 2013 assume Xi Jinping (1953-) e a partir da estratégia ‘ganha-ganha’ inicia-se o programa Nova Roda da Seda.

Países dirigidos por partidos comunistas (ou socialistas): China, Vietnã, Coreia do Norte, Cuba.

Escola de Frankfurt (1920): foi um instituto criado na Alemanha que visava preservar a história do socialismo e do movimento operário a partir do viés marxista. Os autores mais importantes são: Max Horkheimer (1895-1973), Adorno (1903-1969), Herbert Marcuse (1898-1979), Walter Benjamin (1892-1940). Uma das principais ideias defendidas pelo grupo é a Industria Cultural. Do mesmo modo que a indústria que produz mercadorias alienam os trabalhadores, a Indústria da Cultura impõe valores que impedem a revolução, desse modo a arte se subordina ao sistema econômico, o capitalismo. A rádio é controlada por patrocinadores que detém o poder econômico e político, e por isso agem para manter o sistema. Os artistas são cooptados para manterem o status quo, sendo invisibilizados quando o criticam. Daí nasce o conceito de Arte revolucionária que é aquela que abre a possibilidade para uma Estética da libertação.

Enrique Dussel (1934-2023): critica a história política do ocidente, mostrando que o próprio ocidente é também oriental. Usando Bartolomeu de las Casas (1484-1566), frade espanhol, defende que os indígenas tem o direito de manterem suas tradições podem declarar ‘guerra justa’ aqueles que querem modifica-las sem buscar a construção do consenso. (“a vida humana como critério de verdade”).

Boaventura de Sousa Santos (1940-): "...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza.” (2003) Propostas: experiências de conhecimento (biodiversidade, medicina, justiça, agricultura, tecnologia); experiências de desenvolvimento, trabalho e produção (formas distintas de produção e comércio); experiências de reconhecimento; experiências de democracia (crítica ao modelo democrático representativo liberal a fim de que seja possível uma participação nas decisões da população

em geral); experiências de comunicação e informação.

Vladmir Safatle (1973-): a sociedade é um corpo por onde circula afetos, com destaque para o medo, afeto que o Estado privilegia. Para ele o Estado deve: manter a paz; ser transparente; não impedir que as pessoas serem; não deve priorizar a troca de mercadoria e o indivíduo como ‘empresário de si’ na lógica do retorno de capitais; legislar o mínimo a vida e o máximo a economia, garantindo igualdade de condições.

Valter Pomar (1996-): “O socialismo – ou seja, a transição ao comunismo – supõe a ampliação do controle da sociedade sobre o que produzir, como produzir e como distribuir.” (Debater, comemorar e estudar, 17/10/2017). Assim, marxismo, para ele, ser marxista não significa estudar a obra de Marx, mas lutar pela melhoria da vida do trabalhador. Tese 11 de Marx: “Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.”.

Atividade 4: Sequência para revolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta d) explique a partir das etapas anteriores o que está certo e errado em cada alternativa

Questão1. (UEFS). “Uma política foi sendo aos poucos colocada em prática, desde 1919, pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial: não intervir, porém conter o bolchevismo. Formar uma ‘barragem contínua’, apoiando-se no exército polonês e no exército romeno. Era o primeiro esboço do mais tarde chamado ‘cordão sanitário’”. (Becker, 2011.) O historiador alude, implicitamente,

a) à irrelevância da revolução russa nas relações internacionais.

b) à ausência de plano no combate dos capitalistas ao socialismo soviético.

c) à consolidação da revolução socialista na Rússia soviética.

d) à aliança entre nações capitalistas e forças czaristas no combate ao socialismo.

Questão2. “As artes foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática do consumo de ‘produtos culturais’ fabricados em série. As obras de arte são mercadorias, como tudo o que existe no capitalismo” (Chauí). Segundo o texto, uma das características da indústria cultural é:

a) liberdade de criação artística.

b) a valorização do artista e de sua obra de arte.

c) censura a obras com conteúdo crítico.

d) exploração comercial das obras de arte

Questão3. “Os EUA conheciam Chiang Kai-Shek melhor do que ninguém: a rigor, o governo de Chongqing, durante a guerra contra o Japão, sobrevivera graças ao apoio diplomático, financeiro e militar dos norte-americanos. (...) Ao mesmo tempo, desde 1944, missões diplomáticas e militares, além de muitos jornalistas norte-americanos, visitaram Yanan e admiraram a disciplina e a combatividade dos comunistas. Em novembro de 1944, aliás, os comunistas propuseram encontros diplomáticos de alto nível com os EUA no sentido de discutir o futuro da China, mas não obtiveram respostas favoráveis. Do ponto de vista oficial, a propaganda norte-americana exaltava as virtudes da "China Livre e advertia para o "perigo vermelho". (REIS FILHO, 1981). Sobre o envolvimento dos Estados Unidos no momento final da Revolução Chinesa, é correto afirmar que:

a) Os Estados Unidos mantiveram uma firme oposição às lideranças comunistas [...]

b) A diplomacia e o governo norte-americano apoiaram ativamente o governo nacionalista.

c) A disciplina e a combatividade dos soldados liderados por Mao Tsé-Tung resultaram no apoio aberto dos norte-americanos ao Partido Comunista Chinês.

d) Os Estados Unidos limitaram-se ao apoio diplomático para Chiang Kai-Shek [...]

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