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Ana Maria Prof. Robson. 2 ano 2 bimestre. Sociologia Marxismo e a sociologia
Pasta (drive) com os textos: https://drive.google.com/drive/folders/1Zee7ulqr64IWOXSwq2mQJwgqV0vUz_AN?usp=sharing
Atividade
1:
pesquise nos meios de comunicação (jornais, revistas, etc) o que as pessoas
escrevem sobre Marx, o marxismo e o comunismo. Cada um irá pesquisar um
ano a partir de seu número menos o ano de 2025. Por exemplo: o número 10 irá
pesquisar o ano de 2015 (2025-10); assim, no número 10 vai colocar numa
plataforma de pesquisa (como o google): Marx + uma mídia (uol, cnn, g1) + 2015.
A pesquisa ficaria assim: Marx + Uol + 2015. Ou, simplesmente: Marx Uol 2015.
Anotem para exposição: a) título da matéria; b) autor; c) data; d) a frase
completa onde aparece uma das palavras indicadas; e) uma síntese do texto
inteiro com suas palavras (no máximo de 3 linhas). Obs: priorize os meios de
comunicação que tem grande circulação, como G1, CNN, Uol, Isto é, etc.
Atividade 2: compare o resultado da pesquisa da atividade 1 com o marxismo real aplicado na Rússia e China (ou em outros países) e/ou com os autores que deram continuidade ao marxismo no século XX (máximo 5 linhas)
1. A trajetória de Angola
2. A trajetória de São Tomé e Príncipe;
3. A trajetória de Cabo Verde;
5. A trajetória de Guiné-Bissau.
Em grupos de 3 a 5 pessoas assistam a primeira conferência e anotem as principais ideias para exposição em sala.
Depois da morte de Marx em 1883, muitos autores deram continuidade as suas ideias, dando origem ao marxismo. O marxismo no século XX e XXI é muito amplo e variado, inclusive com muitas disputas, mas podemos unifica-los a partir da ideia de unidade da classe trabalhadora e por meio da mudança do capitalismo ( reforma ou revolução). No primeiro caso podemos destacar os sindicatos e as associações; no segundo as lutas contra o imperialismo.
Revolução
Russa (1917): maior império do planeta. Absolutismo
e servidão (feudalismo). Vai ser o país mais retrógrado contra a rev.
Francesa e vai derrotar Napoleão (1812). Séc. XIX vai influenciar e ser
influenciada pela Europa. Emancipação dos servos em 1861 depois da guerra da
Criméia (1853-1856). Revolta popular em
1905 após derrota para o Japão (1904) reprimida. Fev. 1917 Revolta popular de
mulheres; renúncia do Czar Nicolau II (os Romanov estavam no poder desde 1613);
governo provisório (burguês). Lênin (1870-1924) volta a Rússia
em abril e organiza a tomada do poder pelos Sovietes (delegados do partido) que
ocorre em outubro. 1918-1921 Guerra civil. 1921 protestos dos camponeses e
negociam com o governo então a NEP (nova política econômica): parte da produção
vai para o imposto e outra pode ser vendida. Bolcheviques negociam paz com a
Alemanha em 1918 e Lênin sofre atentado. A URSS (criada em 1922) organiza a
obra marxista. A URSS derrotou o Nazismo da Alemanha (em 09/05/1945,
depois da batalha de Stalingrado), com a direção de Stalin
(1878-1953) que assumiu o poder e se preparou para a guerra. Stalin
estatizou as terras e combateu seus opositores, entre eles Trótski (1879-1940)
que pregava a revolução permanente em todos os países do mundo. 1949 testa arma
atômica se igualando aos EUA na guerra fria. O socialismo da URSS começou a
perder para o capitalismo dos EUA a partir de 1970, sendo extinta em 1991.
Forma em 2009 o BRICS com Brasil, China, Índia e África do Sul. Em 2022 inicia
a operação contra Ucrânia.
Revolução
chinesa (1945): império que durou mais tempo na
história (221a.C-1911). Foi um império prospero até a invasão inglesa
nas guerras do Ópio (1839-1842 e 1856-1860). Os ingleses colonizando várias
cidades, entre elas Hong Kong e Macau. Tempos depois, outras nações tentaram fazer
o mesmo, com destaque para as invasões japonesas ocorridas entre 1931 e 1949
(os chineses chamam esse período de século da humilhação). A partir de
1911 o Partido Nacional do Povo (PNP) tenta destituir o imperador, iniciando
uma guerra civil. Em 1921 o Partido Comunista da China (PCC) atua junto com o
PNP, porém em 1927 eles rompem. Em 1949 o PCC assume o poder e o PNP se
refugia na ilha de Taiwan. Com Mao Tsé-Tung
(1893-1976) aproxima-se da URSS e cria-se: reforma agrária; comunas populares;
estatiza as empresas; plano quinquenais. Na década de 80 entra
na ONU, se aproxima do ocidente e se afasta da URSS, cria as Zonas Econômicas
Especiais (ZEEs). Em 2009 atua na criação do Brics, órgão paralelo as
instituições internacionais (FMI, BMC). Em 2013 assume Xi Jinping (1953-) e a
partir da estratégia ‘ganha-ganha’ inicia-se o programa Nova Roda da Seda.
Países
dirigidos por partidos comunistas (ou socialistas): China, Vietnã, Coreia do
Norte, Cuba.
Escola
de Frankfurt (1920): foi um instituto criado na Alemanha que
visava preservar a história do socialismo e do movimento operário a partir do
viés marxista. Os autores mais importantes são: Max Horkheimer (1895-1973),
Adorno (1903-1969), Herbert Marcuse (1898-1979), Walter Benjamin (1892-1940). Uma
das principais ideias defendidas pelo grupo é a Industria Cultural. Do mesmo
modo que a indústria que produz mercadorias alienam os trabalhadores, a Indústria
da Cultura impõe valores que impedem a revolução, desse modo a arte se
subordina ao sistema econômico, o capitalismo. A rádio é controlada por
patrocinadores que detém o poder econômico e político, e por isso agem para
manter o sistema. Os artistas são cooptados para manterem o status quo, sendo
invisibilizados quando o criticam. Daí nasce o conceito de Arte revolucionária
que é aquela que abre a possibilidade para uma Estética da libertação.
Enrique
Dussel (1934-2023): critica a história política do ocidente,
mostrando que o próprio ocidente é também oriental. Usando Bartolomeu de las
Casas (1484-1566), frade espanhol, defende que os indígenas tem o direito de
manterem suas tradições podem declarar ‘guerra justa’ aqueles que querem
modifica-las sem buscar a construção do consenso. (“a vida humana como critério
de verdade”).
Boaventura
de Sousa Santos (1940-): "...temos o direito a ser
iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser
diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza.” (2003) Propostas: experiências
de conhecimento (biodiversidade, medicina, justiça, agricultura, tecnologia);
experiências de desenvolvimento, trabalho e produção (formas distintas de
produção e comércio); experiências de reconhecimento; experiências de democracia
(crítica ao modelo democrático representativo liberal a fim de que seja
possível uma participação nas decisões da população
em
geral); experiências de comunicação e informação.
Vladmir
Safatle (1973-): a sociedade é um corpo por onde circula
afetos, com destaque para o medo, afeto que o Estado privilegia. Para ele o
Estado deve: manter a paz; ser transparente; não impedir que as pessoas serem;
não deve priorizar a troca de mercadoria e o indivíduo como ‘empresário de si’
na lógica do retorno de capitais; legislar o mínimo a vida e o máximo a
economia, garantindo igualdade de condições.
Valter
Pomar (1996-): “O socialismo – ou seja, a transição ao
comunismo – supõe a ampliação do controle da sociedade sobre o que produzir,
como produzir e como distribuir.” (Debater, comemorar e estudar, 17/10/2017).
Assim, marxismo, para ele, ser marxista não significa estudar a obra de Marx,
mas lutar pela melhoria da vida do trabalhador. Tese 11 de Marx: “Os filósofos
têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é
transformá-lo.”.
Atividade 4: Sequência para revolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta d) explique a partir das etapas anteriores o que está certo e errado em cada alternativa
Questão1. (UEFS). “Uma política foi sendo aos poucos colocada em prática, desde 1919, pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial: não intervir, porém conter o bolchevismo. Formar uma ‘barragem contínua’, apoiando-se no exército polonês e no exército romeno. Era o primeiro esboço do mais tarde chamado ‘cordão sanitário’”. (Becker, 2011.) O historiador alude, implicitamente,
a)
à irrelevância da revolução russa nas relações internacionais.
b)
à ausência de plano no combate dos capitalistas ao socialismo soviético.
c)
à consolidação da revolução socialista na Rússia soviética.
d)
à aliança entre nações capitalistas e forças czaristas no combate ao
socialismo.
Questão2.
“As artes foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado
capitalista e a ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática
do consumo de ‘produtos culturais’ fabricados em série. As obras de arte são
mercadorias, como tudo o que existe no capitalismo” (Chauí). Segundo o texto,
uma das características da indústria cultural é:
a)
liberdade de criação artística.
b)
a valorização do artista e de sua obra de arte.
c)
censura a obras com conteúdo crítico.
d)
exploração comercial das obras de arte
Questão3. “Os
EUA conheciam Chiang Kai-Shek melhor do que ninguém: a rigor, o governo de
Chongqing, durante a guerra contra o Japão, sobrevivera graças ao apoio
diplomático, financeiro e militar dos norte-americanos. (...) Ao mesmo tempo,
desde 1944, missões diplomáticas e militares, além de muitos jornalistas
norte-americanos, visitaram Yanan e admiraram a disciplina e a combatividade
dos comunistas. Em novembro de 1944, aliás, os comunistas propuseram encontros
diplomáticos de alto nível com os EUA no sentido de discutir o futuro da China,
mas não obtiveram respostas favoráveis. Do ponto de vista oficial, a propaganda
norte-americana exaltava as virtudes da "China Livre e advertia para o
"perigo vermelho". (REIS FILHO, 1981). Sobre o envolvimento dos
Estados Unidos no momento final da Revolução Chinesa, é correto afirmar que:
a)
Os Estados Unidos mantiveram uma firme oposição às lideranças comunistas [...]
b)
A diplomacia e o governo norte-americano apoiaram ativamente o governo
nacionalista.
c)
A disciplina e a combatividade dos soldados liderados por Mao Tsé-Tung
resultaram no apoio aberto dos norte-americanos ao Partido Comunista Chinês.
d)
Os Estados Unidos limitaram-se ao apoio diplomático para Chiang Kai-Shek [...]
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