Ana.Maria.fil.4bim.2ano
Atividade 1: interpretação de uma letra de música. Etapas: a. Escolha uma letra de música narrativa (que conte uma história), sintetize a história; b. identifique o eu lírico, o que ele fala e para quem; c. imagine o que o(s) outro(s) personagem(ns) falaria(m) para o eu lírico; d. formule pelo menos 3 (três) perguntas.
Estudamos, no 3 bimestre, as teorias de Estado de Maquiavel, Hobbes e Lock. No quarto Bimestre vamos estudar alguns iluministas franceses, em especial: Rousseau (p.430-435: as leis devem partir da vontade geral); Montesquieu (p.427-429: só há democracia com a divisão dos poderes) e Diderot (p.437-441: sistematização de todo conhecimento produzido).
link para o texto:
Atividade
2:
Sequência para resolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva
a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da
pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta / d) pesquisa
palavras desconhecidas / e) a partir das etapas anteriores, diga o que está
certo e o que está errado
1(enem,2013).
“Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder
seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo
dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de
fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as
divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e
Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo
que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes
concomitantemente” (Montesquieu, 1979). A divisão e a independência entre os
poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado.
Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja
A
exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
B consagração do poder político pela autoridade religiosa.
B consagração do poder político pela autoridade religiosa.
C concentração do
poder nas mãos de elites técnico-cientifícas.
D estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo.
D estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo.
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(Unicamp2012). “O homem nasce livre, e por toda a parte
encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais
escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que
serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre
subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos
possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor
e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso
se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem
público, nem corpo político.” (Rousseau, CS, 1973 [1762]) No trecho
apresentado, o autor
a) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.
b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais.
c) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.
d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.
a) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.
b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais.
c) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.
d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.
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(enem/2015). "A autoridade do príncipe é limitada
pelas leis da natureza e do Estado [...] O príncipe não pode, portanto, dispor
de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente
da escolha estabelecida no contrato de submissão" (Diderot, Autoridade
política, Enciclopédia. 1751) Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é
correto afirmar que o autor
a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania política eram iguais para todos os grupos sociais e étnicos.
b) propunha o princípio político que estabelecia leis para legitimar o poder republicano e democrático.
c) apoiava uma política para o Estado, submetida aos princípios da escolha dos dirigentes da nação, por meio do voto universal.
d) defendia, como a maioria dos filósofos iluministas, os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania política eram iguais para todos os grupos sociais e étnicos.
b) propunha o princípio político que estabelecia leis para legitimar o poder republicano e democrático.
c) apoiava uma política para o Estado, submetida aos princípios da escolha dos dirigentes da nação, por meio do voto universal.
d) defendia, como a maioria dos filósofos iluministas, os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
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(enem/2012). “O homem natural é tudo para si mesmo; é
a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou
com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga
ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo
social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o
homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e
transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se
julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no
todo” (Rousseau, 1999). A visão de Rousseau em relação à natureza humana,
conforme expressa o texto, diz que
A o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.
B as instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.
C o homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele
D as instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.
A o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.
B as instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.
C o homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele
D as instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.
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