domingo, 11 de fevereiro de 2024

Objetivo.Santa.Fé.do.Sul.1ano.3semana

Objetivo.Santa.Fé.do.Sul.1ano.3semana
Para as turmas da escola Objetivo de Santa Fé do Sul - 1 Ano Filosofia/Sociologia - 3 semana

Trabalho para ser entregue 01/03
A partir do que estudamos, tanto em Filosofia como em Sociologia, formule pelo menos uma questão por módulo para o profissional que você escolheu para conversar. Na folha que vocês me entregar deve ter: nome do aluno, nome do amigo que ajudou, série, profissão, uma pergunta por módulo do seguinte modo: xxx, xxx, xxxx? (fil. ou socio.; módulo x; assunto x).
Obs: cada um deve entregar uma página apenas com as perguntas. Se possível cada um deve ajudar um amigo, assim, todos participaram de duas conversas, a sua e a do seu amigo. Lembrem-se, que a intenção é usar aquilo que estamos estudando para conhecer o mundo em que vivemos. Fiquem atentos quando faltar, por que nem sempre sigo a sequência da apostila.

Modo de resolver questões de múltipla escolha que será exigido na avaliação bimestral.
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem
e) em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada
ENEM2015. “A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.” O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
a. O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
b. A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
c. A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
d. A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
Exemplo de resolução:
a) o que para Nietzsche caracteriza o surgimento da filosofia grega
b) caracteriza. Significa descrever, dizer o que a coisa é
c) para Nietzsche a filosofia grega começa pela frase de Tales que diz que a agua é origem de tudo por três motivos: 1. Enuncia a origem; 2. Fala sobre a origem sem imagem; 3. Pois na frase está contido o pensamento (de Parmênides) tudo é um
d) crisálida: estado latente; metáfora: explicação de algo por meio de imagens; empírico: baseado na experiência, na empiria.
e) a alternativa a está errada pois para Nietzsche a filosofia grega começou por falar da origem sem usar uma metáfora (ou uma imagem); b está correta pois racional para Nietzsche é dar as razões, caracterizar; c está errada pois não há descrição de método na formulação da frase, além do que quando Nietzsche diz que na frase está contido o pensamento de que tudo é um, o que ele está caracterizando é a unidade (a semelhança) e não a diferença; d está errada pois não há empiria na frase atribuída a tales.

Sobre as apostilas
Lembrando, minhas anotações serão assim: colocarei entre aspas (“”) aquilo que estou destacado da apostila e/ou de um autor; colocarei acréscimo em parênteses. O que não não houver marcas, são explicações com minhas palavras do texto da apostila.

Filosofia
Módulo 4 - Os primeiros filósofos: os pré-socráticos
22. Hilton Japiassú. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Os primeiros filósofos eram fisiólogos, estudavam a physis, a natureza. Tales: água é origem de todas as coisas. Junto com Anaximandro funda a escola jônica. “As principais escolas filosóficas pré-socráticas, além da escola jônica, são: a atomista, incluindo Leucipo (450-420 a.C.) e Demócrito (460-370 a.C.); a pitagórica, fundada por Pitágoras de Samos (século VI a.C.); a eleata, de Xenófanes (século VI a.C.) e Parmênides (510 a.C.) e seu discípulo Zenão; a mobilista, de Heráclito (480 a.C.). (escola, propriamente dita só a de Pitágoras, depois Platão). Sócrates e os sofistas passam da cosmologia para a vida social (valores). 
Conceitos dos pré-socráticos: dóxa (opinião); alétheia (verdade); arkhé (princípio); physis (natureza; realidade material); kinesis (movimento; transformação). 
23.24. Exercícios. 1. Nietzsche: a filosofia de Tales (água é o princípio) é racional. 2. como uma onda de Lulu Santos é um fluxo (como Heráclito). 3. Gaarder. O Mundo de Sofia. O mundo deve ter vindo do nada; os primeiros filósofos buscavam a causa oculta. 4. M. Chauí. Introdução à História da Filosofia: História da filosofia grega a partir da alétheia e da dóxa. filosofia nascente se preocupa com a pólis; dóxa vem de dokéo (julgar); a filosofia se distingue dos guerreiros e políticos; no mito, alétheia tem relação com adivinhação.

Módulo 5 - Tales de Mileto / Anaximandro / Anaxímenes / Pitágoras
25. “Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer, transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal” (ABRÃO, 1999, p. 26). (Não chegou até nós os textos de Tales, assim, essa é uma interpretação que veio depois)
Os filósofos seguintes, os chamados pré-socráticos, até Sócrates e os sofistas, são chamados de fisiólogos, ou físicos, ou naturalistas.
“Tal como seu contemporâneo Tales de Mileto, Anaximandro buscou a arkhé, princípio de tudo; no entanto, para Anaximandro, esse fator não era a água, mas o ápeiron, que significa indeterminado ou ilimitado. De forma eterna, o ápeiron estava em constante movimento, criando pares opostos como água e fogo, frio e calor. O mundo era constituído por esses pares.”
“Anaxímenes, filósofo que viveu em meados de VI a.C., entendeu que a arkhé era o ar: ‘A arkhé (princípio) que comanda o mundo é o ar, um elemento não tão abstrato como o ápeiron, nem palpável demais como a água. Tudo provém do ar, através de seus movimentos: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas de ar. Tudo o que existe, mesmo apresentando qualidades diferentes, reduz-se a variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento’ (ABRÃO, 1999, p. 27)”.
“Fundador de uma seita religiosa que acreditava na reencarnação – o orfismo –, Pitágoras pregava a necessidade da purificação do ser humano para que pudesse se livrar das reencarnações sucessivas. Para ele, a arkhé era a matemática [...]”
26.27. Exercícios: 1. tanto Anaxímenes como Basílio têm em comum em suas teorias o princípio originário. 2. sobre os pré-socráticos, para Tales, a água é o princípio. 3. São pré-socráticos: Parmênides, Anaximandro e Empédocles. 4. Tales vem da Jônia.

Módulo 6 - Heráclito / Parmênides / Zenão / o pensamento atomista
28. “Heráclito (aproximadamente 540-480 a.C.), em Éfeso, [...] O mundo flui constantemente, da mesma forma como as águas de um rio fluem sem parar; por isso, é impossível banhar-se duas vezes na mesma água.”
“Parmênides (aproximadamente 540-450 a.C.), em Eleia, fez o caminho inverso ao de Heráclito. [...] . Se algo existe, se um ser é, ele não pode ser um não ser; o oposto do ser não pode ser algo que não existe.”
“Tido como um dos mais importantes pré-socráticos, Heráclito refletiu a respeito de cinco principais temas: o mundo como resultado do fluxo constante e eterno; a ordem e a justiça como resultados do conflito permanente entre princípios contrários (a guerra); a unidade como produto da multiplicidade (como Parmênides); o fogo primordial como princípio fundador da physis; e a ideia de que o conhecimento tem como base o intelecto, e não a experiência sensorial.”
29. “Apressavam-se a enviar-me, as filhas do Sol, para a luz, deixando as moradas da Noite, retirando com as mãos os véus. (...) E a Deusa me acolheu benévola, e na sua a minha mão direita tomou, e assim dizia e me interpelava: (...) É preciso que de tudo te instruas, do âmago inabalável da verdade (alétheia) bem redonda, e das opiniões (dóxai) dos mortais, em que não há fé verdadeira. (...) eu te direi, e tu, recebe a palavra que ouviste, os únicos caminhos de inquérito que são a pensar: o primeiro, que é; e, portanto, que não é não ser, de Persuasão, é caminho, pois à verdade acompanha. O outro, que não é; e, portanto, que é preciso não ser. Eu te digo que este último é atalho de todo não crível, pois nem conhecerias o que não é, nem o dirias… (...) Pois o mesmo é a pensar e portanto ser. (...) Necessário é o dizer e pensar o que o ente é; pois é ser. E nada não é. Isto eu te mando considerar (CHAUÍ, 2002, p. 89).”
30. “Como podemos resumir o pensamento de Parmênides? Em primeiro lugar, o ser é imóvel e imutável: se ele se transformasse, passaria a ser aquilo que não é. Em segundo lugar, o ser é indestrutível: não podemos determinar sua origem, nascimento ou morte. Se houve um tempo em que ele não existia, então ele era o não ser, o que é impossível de ser pensado. O ser também é indivisível e pleno: se fosse permitido dividi-lo, ele deixaria de ser o ser e passaria a ser a negação do ser; se não fosse pleno – se houvesse buracos no seu interior, por exemplo –, ele conteria o não ser dentro do ser, o que também é impossível de ser pensado.”
“O raciocínio de Zenão é aporético, criador de dificuldades sem solução, [sendo registradas oito aporias de sua autoria], cujo tema é sempre a prova indireta da verdade da imobilidade e da unidade pela redução ao absurdo do movimento da multiplicidade” (CHAUÍ, 2002, p. 97).
“Empédocles (aproximadamente 483-430 a.C.) buscou responder ao desafio que Parmênides e Zenão haviam apresentado: haveria um ser único e imóvel ou a pluralidade era uma característica das coisas? Empédocles solucionou a questão da seguinte forma: o mundo era composto de quatro princípios: água, ar, fogo e terra. Tudo o que havia no mundo era resultado da combinação entre esses princípios. O Amor e o Ódio, por sua vez, eram as forças que os aproximavam ou afastavam.”
31. “Segundo Anaxágoras, todas as coisas estavam juntas na origem, formando um todo cujas partes não eram identificáveis, como o caos original da mitologia. Elas, porém, foram se separando pela força do nous (espírito ou inteligência), que, como num turbilhão, pôs em movimento todas as coisas, misturando-as em diversas proporções. O nous é assim a origem do movimento e da pluralidade. Ele, porém, é autônomo, isto é, não se mistura com as coisas, mas as dirige (ABRÃO, 1999, p. 35).”
“Leucipo (século V a.C.) e seu discípulo Demócrito (460-370 a.C.) responderam à questão sobre a natureza da realidade de forma distinta: para eles, o mundo era composto de átomos (em grego, a palavra significa não divisível), indivisíveis, imutáveis e eternos. Existentes em número infinito, entre eles havia um algo vazio, um nada. Do choque entre os átomos, resultava a pluralidade de um mundo em constante movimento.”
31-33. 1. Para Nietzsche a filosofia grega começa com Tales pois busca a origem de forma racional; 2. Para Leucipo e Demócrito a physis é átomos; 3. Princípios dos filósofos antigos; 4. Zenão, junto com Parmênides, defende que tudo é um, porém ao contrário, negando o sensível.

Sociologia
módulo 4 - Auguste Comte e a Física Social
16. (contexto do sec. XIX: Rev. Industrial e Rev. Francesa, em especial a Enciclopédia de Diderot).
(a industrialização era justificada como progresso, melhora no modo de vida, assim, a vida anterior, a vida não urbana, foi qualificada como atrasada)
Progresso=ciência: identificação das leis; previsibilidade dos fenômenos; 
A biologia era o paradigma da investigação científica: por meio de intensa e sistemática observação, Charles Darwin (1809-1882) conseguira provar (convence) que as espécies evoluíam em função da sua capacidade de adaptação, da sua capacidade de responder aos desafios do ambiente. (Antes da biologia, foi referência à matemática, astronomia e a náutica, à mecânica, à eletricidade).
“Os métodos empíricos são os instrumentais. Também são chamados de métodos indutivos porque partem do estudo de casos particulares em direção à generalização. Por exemplo: estudam-se vários tipos de folhas e, então, propõe-se uma elaboração geral que dê conta de explicar todos os tipos de folhas. Os métodos empíricos, portanto, opõem-se aos métodos dedutivos, que partem da razão para a compreensão das regras gerais para, só então, explicar casos particulares.” 
17. Auguste Comte (1798-1857).
“Ela ansiava por encontrar soluções para os problemas sociais trazidos pelo progresso capitalista. Era função da ciência colaborar para o processo evolutivo na direção de uma sociedade que primasse pelo progresso e pela ordem.”
18. “Por essa razão, o sistema comteano estruturou-se em torno de três temas básicos. Em primeiro lugar, uma filosofia da história com o objetivo de mostrar as razões pelas quais certa maneira de pensar (chamada por ele filosofia positiva ou pensamento positivo) deve imperar entre os homens. Em segundo lugar, uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva, finalmente, uma sociologia que, determinando a estrutura e os processos de modificação da sociedade, permitisse a reforma prática das instituições. A esse sistema deve-se acrescentar a forma religiosa assumida pelo plano de renovação social, proposto por Comte nos seus últimos anos de vida” (GIANNOTTI, 1978, p. VIII).
Para Comte, as sociedades passam do estado teológico, o mais primitivo, para o metafísico, onde as explicações ainda são atribuídas a agentes externos e sobrenaturais. Por fim, a sociedade chega ao estado positivo. Nele o “homem não deve buscar noções absolutas ou conjecturar sobre a origem do universo, mas, sim, buscar, através do uso da razão, da observação e de leis efetivas, as relações que ligam todos os fenômenos.” (FAUSTINO e GASPARIN, 2001, p. 159).
19-21. Exercícios: 1. Para Comte o Estado deve garantir a ordem; 2. O positivismo preza pela objetividade científica; 3. para Comte a produção industrial exigia que a sociedade fosse organizada racionalmente; 4. Comte influenciou o Brasil na separação entre Estado e Igreja; 5. para Comte a sociologia deveria se basear nas ciências naturais. 6. Características do Positivismo: previsão para eficácia; descoberta de leis gerais; regularidade; 7. a ordem social pode ser melhorada pela intervenção racional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário