domingo, 11 de fevereiro de 2024

Objetivo.Santa.Fé.do.Sul.3ano.3semana

Objetivo.Santa.Fé.do.Sul.3ano.3semana

Para as turmas da escola Objetivo de Santa Fé do Sul - 3 Ano Filosofia/Sociologia - 3 semana

Trabalho para ser entregue 01/03
A partir do que estudamos, tanto em Filosofia como em Sociologia, formule pelo menos uma questão por módulo para o profissional que você escolheu para conversar. Na folha que vocês me entregar deve ter: nome do aluno, nome do amigo que ajudou, série, profissão, uma pergunta por módulo do seguinte modo: xxx, xxx, xxxx? (fil. ou socio.; módulo x; assunto x).
Obs: cada um deve entregar uma página apenas com as perguntas. Se possível cada um deve ajudar um amigo, assim, todos participaram de duas conversas, a sua e a do seu amigo. Lembrem-se, que a intenção é usar aquilo que estamos estudando para conhecer o mundo em que vivemos. Fiquem atentos quando faltar, por que nem sempre sigo a sequência da apostila.

Modo de resolver questões de múltipla escolha que será exigido na avaliação bimestral.
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem
e) em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada
ENEM2015. “A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.” O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
a. O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
b. A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
c. A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
d. A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
Exemplo de resolução:
a) o que para Nietzsche caracteriza o surgimento da filosofia grega
b) caracteriza. Significa descrever, dizer o que a coisa é
c) para Nietzsche a filosofia grega começa pela frase de Tales que diz que a agua é origem de tudo por três motivos: 1. Enuncia a origem; 2. Fala sobre a origem sem imagem; 3. Pois na frase está contido o pensamento (de Parmênides) tudo é um
d) crisálida: estado latente; metáfora: explicação de algo por meio de imagens; empírico: baseado na experiência, na empiria.
e) a alternativa a está errada pois para Nietzsche a filosofia grega começou por falar da origem sem usar uma metáfora (ou uma imagem); b está correta pois racional para Nietzsche é dar as razões, caracterizar; c está errada pois não há descrição de método na formulação da frase, além do que quando Nietzsche diz que na frase está contido o pensamento de que tudo é um, o que ele está caracterizando é a unidade (a semelhança) e não a diferença; d está errada pois não há empiria na frase atribuída a tales.

Sobre as apostilas
Lembrando, minhas anotações serão assim: colocarei entre aspas (“”) aquilo que estou destacado da apostila e/ou de um autor; colocarei acréscimo em parênteses. O que não não houver marcas, são explicações com minhas palavras do texto da apostila.

Digressão da aula 09/02: no domingo houve desfile de carnaval no RJ e a Salgueira fez um desfile falando dos Ianomâmis, em especial do livro A queda do Céu de Davi Kopenawa. Letra do Salgueiro 2024 – Hutukara. Hutukara é a natureza. YA TEMÍ XOA, AÊ-ÊA, em português “eu ainda estou vivo”. Omama é o deus criador. Xamã é aquele que, por meio da yãkoana (pó alucinógeno extraído da casca de uma árvore), entra em contato com os Xapiri, espíritos da floresta, e os faz dançar. Yoasi, deus da destruição. Bruno e Dom foram dois ambientalistas mortos na Amazônia. Napê são os inimigos (o homem branco).

Filosofia
módulo 3 - Escola de Frankfurt: conceito e contexto histórico
10. Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), no Manifesto Comunista, chama os trabalhadores para revolução ("Trabalhadores do mundo, uni-vos!"). Ele diziam que o lucro do capitalista vem do trabalho não pago dos trabalhadores.
Contexto: unificação da Alemanha em 1871; Revolução Russa com os ‘operários’ no poder; 1 guerra mundial onde a Alemanha precisou pagar indenizações. Em 1923 um instituto de ciências sociais é criado na Alemanha, é a escola de Frankfurt. Inspirados em Marx e na história do marxismo, em especial na experiência russa, esses autores realizaram pesquisas sociais sobre os trabalhadores, primeiro na Alemanha, depois nos EUA, e de volta na Alemanha. 
11. Eles construíram a teoria crítica a partir de Kant (1724-1804) (na ciência não pode existir o contraditório), Hegel (1770-1831) (a dialética discute o contraditório) e
Marx.
Mogendorff (2012; p.154) propõem períodos da teoria crítica: a) anos iniciais: pesquisa social; b) 1940-1951: crítica da razão moderna; c) retomada ao projeto inicial.
Os nazistas diziam que os comunistas e os judeus eram inimigos do povo. (Em 1935 o instituto vai aos EUA, voltando em 1950).
Uma das coisas que eles discutem é como e porque o projeto iluminista fracassou. Em especial a ideia de liberdade. 
“A indústria cultural, portanto, diferenciava-se da cultura de massas, essa última sendo as manifestações culturais que imanavam do povo; a indústria cultural, em contrapartida, transformava cultura em bem de consumo.”
“Os múltiplos interesses dos pensadores de Frankfurt e o fato de não constituírem uma escola no sentido tradicional do termo, mas uma postura de análise crítica e uma perspectiva aberta para todos os problemas da cultura do século XX, torna difícil a sistematização de seu pensamento. [...]suas principais ideias. De Walter Benjamin, devem-se destacar reflexões sobre as técnicas de reprodução da arte, particularmente do cinema, e as consequências sociais e políticas resultantes; de Adorno, o conceito de “indústria cultural” e a função da obra da arte; de Horkheimer, os fundamentos epistemológicos da posição filosófica de todo o grupo de Frankfurt, tal como se encontram formulados em sua “teoria crítica”; e, finalmente, de Habermas, as ideias sobre a ciência e a técnica como ideologia” (ARANTES, 1983, p. XI).
12-14. Exercícios: 1. a ciência e a técnica, no capitalismo: legitimam o sistema capitalista; esconde a desigualdade; atende ao lucro e não as necessidades dos homens; 2. a racionalidade técnica: dissocia meios e fins; institui o saber instrumental; 3. a escola de Frankfurt questiona o progresso do iluminismo. 4. Adorno e Horkheimer associam a indústria cultural e o facismo pois em ambos o homem está alienado do funcionamento da sociedade.

Módulo 4 - Max Horkheimer (1895-1973)
15. “desenvolveu um movimento interdisciplinar original, conhecido como “teoria crítica”, que combinou a filosofia política de orientação marxista com a análise social e cultural informada pela pesquisa empírica.” (na verdade todos filósofos, sociólogos, historiadores, fazem isso).
“Sob sua liderança, o instituto atraiu um grupo extraordinariamente talentoso de filósofos e cientistas sociais – incluindo Theodor Adorno (1903-1969), Eric Fromm (1900-1980), Leo Löwenthal (1900-93), Herbert Marcuse (1898-1979), e Franz Neumann (1900-1954) – que (junto com Horkheimer) veio a ser conhecido coletivamente como a Escola de Frankfurt.”
“Entre os mais influentes desses trabalhos estava “Teoria Tradicional e Crítica” (1937), [...] Segundo Horkheimer, as abordagens tradicionais se contentam em descrever as instituições sociais existentes mais ou menos como elas são, e suas análises têm, portanto, o efeito indireto de legitimar práticas sociais repressivas e injustas como naturais ou objetivas. Em contraste, a teoria crítica, por meio de sua compreensão detalhada do contexto histórico e social mais amplo em que essas instituições funcionam, exporia as falsas reivindicações do sistema de legitimidade, justiça e verdade.”
16. “A teoria crítica propunha, assim, que os dados da realidade deveriam ser analisados em função do caráter histórico do objeto percebido e do caráter histórico de quem o vê. Tal perspectiva significava rejeitar o subjetivismo, mas, por outro lado, haveria que se rejeitar também o positivismo (filosofia a partir das ciências naturais), cujo único critério de verdade era o valor operativo de seus princípios, e da capacidade de estes dominarem o homem e a natureza.”
“Os positivistas desobrigavam-se de refletir sobre os critérios de racionalidade ou justiça de um sistema econômico ou político, sugerindo apenas a resignação. De forma oposta, a teoria crítica levaria em consideração o percurso histórico dos homens, vivendo sob determinadas condições e com a ajuda dos seus instrumentos de trabalho.”
17. “A racionalidade instrumental faz com que a sociedade se fragmente nessas várias panelinhas concorrentes. Mas essa fragmentação é acompanhada pela homogeneização cultural [...]”
“A racionalidade instrumental envolve necessariamente a dominação da natureza.” (deve-se entender isso como dominação de meios técnicos para manter o sistema de trocas de mercadorias)
“O conceito de ‘natureza interior’ está ligado à teoria freudiana da libido [...]. Nossa vida interior é mais imediatamente, ou ‘naturalmente’, marcada por vários impulsos, particularmente o desejo de prazer [...] Embora o desenvolvimento do ego seja necessário, a repressão indevida de nossos impulsos internos leva a resultados patológicos.”
Exercícios: 1. a liberdade de escolha é uma ilusão; 2. para Horkheimer e Chaplin a racionalidade instrumental faz o homem escravo daquilo que deveria libertá-lo; 3. Ador. e Hor. criticam a indústria cultural por padronizar a criação; 4. Ador. e Hor. dizem que o esclarecimento, pelo cálculo, quer conhecer e dominar a natureza.

Sociologia
Módulo 3 - Movimentos ambientalistas e algumas discussões da Sociologia
10. “Ainda na década de 1970, Ignacy Sachs formulou o conceito de ecodesenvolvimento que, basicamente, integrava seis aspectos: a) a satisfação das necessidades básicas; b) a solidariedade com as gerações futuras; c) a participação da população envolvida; d) a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente em geral; e) a elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas, e f) programas de educação (BRUSEKE, 1995, p. 5)”.
“Em 1972, a Conferência de Estocolmo ratificou políticas de gerenciamento ambiental, buscando preservar a fauna e a flora, reduzir a emissão de resíduos tóxicos na atmosfera e apoiar os países subdesenvolvidos para que estes não precisassem degradar o seu ambiente para garantir o crescimento econômico.”
Em 1992, a ECO-92, realizada no Brasil, admitiu que o problema ambiental havia atingido uma escala global. Dentre os resultados da ECO-92, podemos mencionar a Agenda 21 (documento que apresentou propostas de promoção do desenvolvimento sustentável) e outros documentos que objetivaram estimular a reflexão e a adoção de estratégias com o propósito de proteger as florestas e a biodiversidade e buscar conter os fatores causadores de mudanças climáticas.
Chico Mendes (1944-1988) foi um ambientalista importante assassinado em 1988. (onde ele viveu foi criado na reserva ecológica do Alto Juruá)
Em 1997, em Tokyo, outra conferência resultou no Protocolo de Kyoto, que estabeleceu metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa. É importante mencionar que os Estados Unidos se recusaram a assinar o documento.
Em 2002, em Joanesburgo, foi realizada a Conferência Rio +10, que discutiu as relações entre a preservação do meio ambiente e a proteção ambiental.
11. Em 2012, novamente no Rio de Janeiro, foi realizada a Rio +20. Um documento intitulado “O futuro que queremos” resumiu as principais propostas do encontro: 1. Nós, Chefes de Estado e de Governo, e representantes de alto nível, reunidos no Rio de Janeiro, Brasil, de 20 a 22 de junho de 2012 [...] 2. Erradicar a pobreza é o maior desafio global que o mundo enfrenta hoje [...] 4. [...] Reafirmamos também que, para a realização do desenvolvimento sustentável, é necessário: promover o crescimento econômico sustentável, equitativo e inclusivo; 5. Reafirmamos nosso compromisso de não poupar esforços para acelerar a consecução das metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015 [...]. (os ODM criado em 2005 foram substituídos por Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS criado em 2016) 6. Reconhecemos que os povos estão no centro do desenvolvimento sustentável [...] 9. Reafirmamos a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como de outros instrumentos internacionais relativos aos direitos humanos e ao direito internacional. [...] 11. Reafirmamos nosso compromisso de fortalecer a cooperação internacional para enfrentar os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável para todos, em particular nos países em desenvolvimento.
12-13. Exercícios: 1. Singer: a floresta virgem (não existe: todas as florestas são circuladas por muitos seres, inclusive humanos), se derrubada, rompe-se um ciclo: mesmo numa ética humana as florestas nativas devem ser preservadas; defesa das futuras gerações; otimiza a atividade econômica (forçado); ajuda no desequilíbrio ambiental. 2. Leff: a nova economia deve se basear em valores culturais advindos do saber comunitário. 3. sociologia ambiental: nasce de movimentos de protestos; favorecimento de grupos em detrimento a outros; conflitos devido a desigualdade de acesso a recursos naturais. 4. CF88 e Rio-92: construção de agenda comum; empresas poluidoras e governos conciliam (será que isso é posto nos documentos?); mov. sociais e ambientalistas se unem; distribuição igualitária de recursos. 5. questão ambiental no br: madeireiros e mineradores destrói o meio ambiente (e mais de uma dezena de atores, inclusive nós que consumimos seus produtos…). 6. o fundo amazônico visa conciliar desenvolvimento com preservação do meio ambiente.

Módulo 4 - A ocupação do território urbano e rural no Brasil: as cidades invisíveis
15. “O escritor italiano Ítalo Calvino (1923-1985) escreveu, em 1972, o que alguns consideram sua obra-prima, As cidades invisíveis.” Marco Polo descreve a cidade Otávia, uma cidade muito frágil que se sustenta em em fios como uma teia de aranha em cima de um precipício. (uma metáfora semelhante é apresentada por  Giddens: o carro de Jagrená que corre desgovernado).
“Ao deixar para trás o nomadismo e se dedicar à agricultura, o ser humano passou a ocupar a terra, ou para apenas explorá-la ou para nela viver. Cidades e campos foram organizados nesses espaços ocupados, em geral escolhidos em função da disponibilidade de água ou da localização geográfica mais adequada.” (na verdade muitos homens viveram modos híbridos de sobrevivência, como o cultivo de plantas, a caça, a pesca, a colheita. Outra coisa apontada por Peter Robert Demant, no seu curso de relações internacionais: grupos nômades invadem grupos sedentários ou para roubar suas terras ou para oferecer proteção em troca de alimentos). 
“O território não é apenas o conjunto dos sistemas naturais e de sistemas de coisas superpostas. O território tem que ser entendido como o território usado, não o território em si. O território usado é o chão mais a identidade. A identidade é o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida (SANTOS, O dinheiro e o território, 1999, p. 8).”
Milton Santos (1926-2001): Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global visto do lado de cá (2001) e entrevista ao programa Roda Viva (1997).
16. “A ocupação territorial no Brasil obedeceu a uma regra bastante simples: primeiro, foram ocupadas as regiões da orla marítima, inclusive para estabelecer postos para a proteção do território. Depois, avançou-se para o interior em busca de novas oportunidades e riquezas.”
(A exploração portuguesa se deu inicialmente a partir da extração de árvores, em especial o pau-brasil, e depois com a construção de engenhos de cana-de-açúcar.)
“A ocupação do interior do País não ocorreu de forma tão rápida quanto se desejava. O Norte e o Nordeste foram explorados ao tempo do ciclo do café; o Centro-Oeste, com a exploração do ouro. No século XIX, a região Sul foi povoada por imigrantes europeus que desenvolveram a pecuária e a agricultura. Ao final do século XIX e início do século XX, foi a vez de a região amazônica transformar-se em destino para a extração de látex e comercialização da borracha.”
“Durante o governo de Juscelino Kubitscheck, construiu-se a cidade de Brasília (inaugurada em 1960) como uma tentativa de estimular o povoamento da região Centro-Oeste: no meio do imenso nada (?) que constituía o planalto central, os arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer planejaram uma cidade arquitetonicamente singular e moderna que, durante três anos, foi construída com a mão de obra vinda da região Nordeste.”
O governo militar (1964-1985) intensificou a integração nacional por meio da construção de estradas (obsessivamente como indicou certa vez Fausto Castilho)
17. Brasília é a cidade com maior desigualdade de renda é com maior número de homicídios (fonte?)
(no Rio de Janeiro com a ocupação dos morros também temos uma grande vulnerabilidade). (São Paulo também precisa ser citada, uma das maiores do mundo e modelo para o país, foi construída com puxadinhos…)
“[...] os vários “Brasis” mantidos ligados por fios invisíveis, tais como os da cidade de Otávia imaginada por Calvino” (ou como o carro de Jagrená de Giddens que corre desgovernado).
17-19. Exercícios: 1. para Castells a estrutura do urbano é formado se deve a um sistema de telecomunicações; 2. o que caracteriza a urbanização é a segregação territorial; 3. Brasília é patrimônio mundial pois preserva princípios do modernismo; 4. a expansão das cidades permitiu o crescimento das periferias.


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