Objetivo.Santa.Fé.do.Sul.2ano.3semana
Para as turmas da escola Objetivo de Santa Fé do Sul - 2 Ano Filosofia/Sociologia - 3 semana
Trabalho para ser entregue 01/03
A partir do que estudamos, tanto em Filosofia como em Sociologia, formule pelo menos uma questão por módulo para o profissional que você escolheu para conversar. Na folha que vocês me entregar deve ter: nome do aluno, nome do amigo que ajudou, série, profissão, uma pergunta por módulo do seguinte modo: xxx, xxx, xxxx? (fil. ou socio.; módulo x; assunto x).
Obs: cada um deve entregar uma página apenas com as perguntas. Se possível cada um deve ajudar um amigo, assim, todos participaram de duas conversas, a sua e a do seu amigo. Lembrem-se, que a intenção é usar aquilo que estamos estudando para conhecer o mundo em que vivemos. Fiquem atentos quando faltar, por que nem sempre sigo a sequência da apostila.
Modo de resolver questões de múltipla escolha que será exigido na avaliação bimestral.
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem
e) em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada
ENEM2015. “A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.” O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
a. O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
b. A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
c. A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
d. A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
Exemplo de resolução:
a) o que para Nietzsche caracteriza o surgimento da filosofia grega
b) caracteriza. Significa descrever, dizer o que a coisa é
c) para Nietzsche a filosofia grega começa pela frase de Tales que diz que a agua é origem de tudo por três motivos: 1. Enuncia a origem; 2. Fala sobre a origem sem imagem; 3. Pois na frase está contido o pensamento (de Parmênides) tudo é um
d) crisálida: estado latente; metáfora: explicação de algo por meio de imagens; empírico: baseado na experiência, na empiria.
e) a alternativa a está errada pois para Nietzsche a filosofia grega começou por falar da origem sem usar uma metáfora (ou uma imagem); b está correta pois racional para Nietzsche é dar as razões, caracterizar; c está errada pois não há descrição de método na formulação da frase, além do que quando Nietzsche diz que na frase está contido o pensamento de que tudo é um, o que ele está caracterizando é a unidade (a semelhança) e não a diferença; d está errada pois não há empiria na frase atribuída a tales.
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem
e) em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada
ENEM2015. “A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.” O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
a. O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
b. A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
c. A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
d. A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
Exemplo de resolução:
a) o que para Nietzsche caracteriza o surgimento da filosofia grega
b) caracteriza. Significa descrever, dizer o que a coisa é
c) para Nietzsche a filosofia grega começa pela frase de Tales que diz que a agua é origem de tudo por três motivos: 1. Enuncia a origem; 2. Fala sobre a origem sem imagem; 3. Pois na frase está contido o pensamento (de Parmênides) tudo é um
d) crisálida: estado latente; metáfora: explicação de algo por meio de imagens; empírico: baseado na experiência, na empiria.
e) a alternativa a está errada pois para Nietzsche a filosofia grega começou por falar da origem sem usar uma metáfora (ou uma imagem); b está correta pois racional para Nietzsche é dar as razões, caracterizar; c está errada pois não há descrição de método na formulação da frase, além do que quando Nietzsche diz que na frase está contido o pensamento de que tudo é um, o que ele está caracterizando é a unidade (a semelhança) e não a diferença; d está errada pois não há empiria na frase atribuída a tales.
Sobre as apostilas
Lembrando, minhas anotações serão assim: colocarei entre aspas (“”) aquilo que estou destacado da apostila e/ou de um autor; colocarei acréscimo em parênteses. O que não não houver marcas, são explicações com minhas palavras do texto da apostila.
Lembrando, minhas anotações serão assim: colocarei entre aspas (“”) aquilo que estou destacado da apostila e/ou de um autor; colocarei acréscimo em parênteses. O que não não houver marcas, são explicações com minhas palavras do texto da apostila.
Filosofia
Módulo 3 - Iluminismo e o Século das Luzes
(Estavam na disputa: os nobres (políticos), os comerciantes (burgueses), as igrejas católica e protestante (professores), os filósofos. Descobertas dos mares: novos comércios, novas terras, ‘nova’ forma de produção (escravismo).
11. Falcon, Iluminismo (2009) os monarcas (e aqueles que disputavam com ele) iam absorvendo as ideias iluministas.
12. O Iluminismo era contrário à tradição e a autoridade (do monarca e da igreja).
Exemplo de disputa: Enciclopédia francesa.
12-13. Exercícios: 1. o Iluminismo expressou o racionalismo. 2. Os filósofos iluministas tinham em comum a crença na razão. 3. No Iluminismo, a DDHC visava a igualdade civil. 4. os iluministas criticavam o rei e seu modus operandi; buscavam o progresso sem o aval da igreja; buscavam a igualdade e a liberdade.
módulo 4 - Thomas Hobbes
14. Thomas Hobbes (1588-1679). No estado de natureza (antes o Estado) os homens viviam em guerra.
RIBEIRO, Hobbes: o medo e a esperança, 2006, p. 53. Para os contratualistas, como Hobbes, o Estado surge para estabelecer as regras de convivência (onde uns plantam e outros não podem plantar). É preciso saber o que é o homem de fato (egoísta)
GOUVEIA, 2014. Leviatã é um monstro bíblico.
15. HOBBES, Leviatã, 1999, p. 113-116. Direito de Natureza, jus naturale, é a liberdade que cada um tem para preservar sua vida. Uma lei: o homem fará de tudo para preservar sua vida. Na condição de guerra de todos contra todos (no estado de natureza) todos os homens têm direito a tudo. 1 lei: Todos devem se esforçar pela paz. 2 lei: todos devem renunciar seu direito a tudo; isso é contrato e não doação.
16. para Hobbes, para haver Estado, os homens devem renunciar seu direito de defender a própria vida em prol do governante.
16.17. Exercícios: 1. para Hobbes, antes da sociedade civil (EN), quando dois homens desejavam o mesmo eles entravam em conflito. 2. Para Locke, a justiça, mesmo entre ladrões, contribui para a ordem e o equilíbrio. 3. para Locke, a sociedade civil visa preservar a vida e no EN os homens são livres e iguais.
Sociologia
Módulo 3 - Conceito de mídia e alienação
14. a mídia apresenta tudo que acontece no mundo (será?), porém pode distorcer e/ou manipular os fatos. (Questão da fake news)
“Para o filósofo Immanuel Kant (1725-1804), a autonomia e a liberdade de espírito requerem a apropriação de regras para o “agir” racional.”
15. HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. p. 169.). O texto defende que o rádio e os filmes vendem a ideia de iluminismo mas só estão preocupados com os lucros. (podemos ver isso no Br quando ouvimos atores da globo)
16-17. Exercícios: 1. a rádio no Estado novo servia de propaganda ideológica; 2. os meios de comunicação não eram neutros; 3. na sociedade do espetáculo, de Guy Debord, transformava a cultura em mercadoria; 4. a música do Titãs defende que os produtos da indústria cultural são passageiros. 5. Na indústria cultural a personalidade vira uma abstração.
Módulo 4 - Sociedade de consumo
19. “A terra pode oferecer o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens.” (M. Gandhi)
“Claro que consumir é uma necessidade humana, mas existe o consumo desnecessário, e filósofos questionam o lugar da liberdade humana no consumismo, assim como a prioridade que se dá ao ato de consumir.”
“Além de tudo já colocado, considere-se também a relação existente entre o consumo e os impactos ambientais que ameaçam a própria qualidade de vida dos homens no planeta.”
O filósofo francês Gilles Lipovetsky, professor de Filosofia na Universidade de Grenoble, na França, publicou em 2007 o livro A sociedade da decepção, [...] Para ele, a sociedade é marcada pelos excessos e abundância, seja de riqueza, seja de pobreza, além da demasia de desejos por parte da classe média.” (Ex. milionário que morreu num submarino precário).
“O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017) entende que a sociedade contemporânea tornou-se uma sociedade de meros consumidores, na qual as pessoas comportam-se em relações descartáveis tais quais mercadorias que precisam ser atualizadas perante o risco de obsolescência.”
“Na modernidade líquida, expressão cunhada por Bauman para designar a chamada pós-modernidade [...]” (pos-modernidade é um termo em disputa na sociologia)
20-21. Exercícios: 1. o indivíduo na sociedade de consumo lida com os objetos de maneira ilusória; 2. há um irracionalismo no consumo atual; 3. Para Bauman as relações na pós- modernidade são transitórias. 4. Para Bauman o presente é líquido; 5. para Bauman, na sociedade líquida o amor também é líquido; 6. as informações das empresas de tecnologia (celular, cpu, etc) geram um vigilância que contribui para a reprodução do capital.
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